O humorista stand up não conta piadas conhecidas do público (anedotas). O texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do dia-a-dia e do cotidiano. Praticamente qualquer coisa pode ser usada como ingrediente na comédia stand-up. Muitos comediantes trabalham durante anos para lapidar 60 ou 70 minutos de material humorístico, que normalmente executam aos pedaços várias e várias vezes, aperfeiçoando lentamente cada piada com o passar do tempo. O estilo é considerado por muitos um dos gêneros mais difíceis de se executar e dominar, talvez porque o artista em cena esteja desarmado, despido de personagens, apresentando suas ideias à respeito das coisas do mundo, e ainda esteja à mercê da plateia: não raro deve-se ajustar rapidamente sua apresentação de acordo com o humor e gosto de uma plateia específica. Ainda, as habilidades necessárias pra ser um stand-up comedian são diversas; é frequentemente necessário que se assuma de forma solitária os papéis de escritor, editor, artista, promotor, produtor, e técnico simultaneamente.
Um teste de mestre para um stand-up comedian é a habilidade de enfrentar um ' heckler ' (membro da plateia que, por algum motivo, responde ou interage com o show de forma não muito amistosa) mas ainda, responder com algo tão maior que consiga entreter a plateia com a réplica.
Não existem muitas regras sobre os assuntos e abordagens, o que permite uma constante evolução. O mesmo pode se dizer da duração, desde uma breve apresentação de um minuto como as de Oscar Filho ao recorde mundial de Bruno Motta, que entrou para o Guiness Book como o comediante que fez o "maior show de humor do mundo". Ficou 38 horas e 12 minutos
falando para um público de 5 mil pessoas que se revezavam num teatro em Belo Horizonte. "
Achou interessante? pois é, é um tipo de comédia diferente das outras ( as "outras" são sem gracinhas ).
O termo inglês, me deixava meio irritada, pela Americanização das coisas, mas pelo menos uma vez na vida, eles inventaram algo que não faça mal a ninguém, ao contrário, stand up faz muito bem. Nada melhor do que rir das situações reais para não chorar.
Resolvi fazer esse textinho sobre esse assunto, pois acho que muitas pessoas deveriam valorizar esse tipo de comédia, pois da forma mais natural, eles conseguem nos fazer rir até das coisas ruins.
Bom, valorizem, e sempre que tiver em sua cidade, vá a um show de stand up, não importa de quem seja, vale a pena pagar. Tive a oportunidade de ir assistir o Oscar Filho, apenas duas sessões, mas ingressos esgotados.
Assistam, vale a pena conferir.
Para saber mais sobre stand up comedy, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stand-up_comedy
5 caroços de cupuaçú!:
hhahah
booora no clube da piaada? :D
adoro muito isso
stand up comedy, de fato, é a melhor!
Boooooooooooooooooooora,
HOIHEOIEHEOIEHOEIHEOIEHOEIHEO.
que dia tem lá? depois do Ballet? *-*
=*
tá, bora marcar, né?
p.s: fui editar meu blog e deltei (Y)
daisudhoaiduh
add o novo, http://artepalcoepalavra.blogspot.com
aah sim, acho que sextas
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,
com certeza vamos marcar =P
sabes qto é?
Postar um comentário